-
Arquitetos: FeA
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mây – o nome do projeto significa nuvem, e trata-se da reforma de 2 prédios com 2 estilos arquitetônicos diferentes, um café de rua e um espaço para casamentos de estilo neoclássico. Considerando o orçamento limitado e a vontade do investidor de manter uma parte do espaço de casamentos, foi decidido que o bloco frontal e a estrutura do edifício neoclássico seriam mantidos intactos, e uma nova estrutura seria criada para se conectar ao antigo volume.
Com a ideia de que ambos os lados do café reflitam certas características da arquitetura do Vietnã, bem como tragam uma sensação de construção antiga, telhas vermelhas brilhantes em escama de peixe e um sistema de telhado curvo de aço enferrujado são escolhidos como elementos adequados para a nova edificação. O sentido de antiguidade desejado e os reflexos tradicionais não só estão presentes no telhado curvo que lembra os templos e o uso de telha de escama de peixe, mas também no alpendre e nos seixos de tijolos vermelhos e, por último, no jardim com flora local e fragrância floral. Visamos também o mais alto nível de simplicidade, evitando sempre o uso de detalhes desnecessários.
Portanto, o único destaque é o grande e alto alpendre ao longo da fachada e, em segundo lugar, os interiores leves e convenientemente projetados, feitos de madeira natural, adornando o piso de concreto jateado sob o telhado curvo. O jardim e o telhado tornam-se fatores surpresa quase invisíveis para quem está fora, revelando-se apenas quando se avança mais para dentro pelo grande alpendre ou pelo restante da antiga estrutura.
Sempre aspiramos criar "construções vivas", que incorporam elegantemente os elementos pré-existentes e se fundem sem esforço no fluxo natural da vida. Ressurgir e tornar-se parte integrante do todo sem fazer nenhum sacrifício é nossa prioridade, especialmente quando a natureza é levada em consideração. As obras também devem satisfazer a condição de autossustentação e operação com recursos e manutenção mínimos, ao mesmo tempo em que são fáceis de usar.
Neste projeto, a ideologia arquitetônica foi implementada de forma flexível, mas marcante, usando materiais duráveis e adequados ao clima, bem como vinculando o antigo ao novo de maneira sensata, mantendo e nutrindo ainda mais o fluxo da vida sem dispendiosa perturbação.
Uma verdadeira construção deve ser parte orgânica e viva do seu contexto, podendo nutrir e fornecer energia rejuvenescedora aos seus proprietários, oferecendo-lhes uma exposição saudável aos elementos naturais. Uma arquitetura que separa os usuários inteiramente do vento, da luz do sol, das gotas de chuva, do canto dos pássaros e do farfalhar das folhas é aquela que nos impede de experimentar a vida ao máximo. Não queremos construir edificações; nos concentramos em melhorar a vida com nossos projetos.